Como eu disse na última postagem, tentarei esclarecer algumas dúvidas que podem ter sido criadas a partir dela, hoje falarei sobre algumas regras do beisebol. Por não ser um esporte muito conhecido, às vezes, as pessoas acham que é simplesmente bater na bolinha e sair correndo, mas não é bem assim, o beisebol é um esporte muito complexo, possuindo várias regras, e tentarei mostrar algumas delas para vocês nessa postagem, aproveitem e bons treinos!
Para melhor compreensão, separarei em tópicos, e como dito anteriormente, se você, mesmo após ler essas postagens, ter alguma dúvida, entre em contato conosco clicando aqui! Vamos começar.
Entradas (Innings)
Na maioria dos esportes, a duração é determinada por tempo (como por exemplo: futebol e basquete) ou por pontos atingidos (vôlei e tênis). No beisebol, entretanto, a duração dos jogos é definida a partir de um certo número de eliminações dos corredores (runners), como vimos na postagem anterior [Caso não tenha visto a postagem anterior, recomendo que veja antes de ler essa, clique aqui.]. Assim, as partidas não tem um tempo exato de duração, podendo variar de uma hora, quando um time é muito superior ao outro, até grandes jornadas de até seis horas, quando há um equilíbrio entre as equipes!
As equipes revezam em turnos de ataque e defesa, enquanto uma está atacando, a outra defende. Assim que o turno se encerra (quando a equipe que estava defendendo consegue eliminar três corredores) as equipes trocam de posição: quem estava atacando defende e quem estava defendendo passa a atacar. A cada dois turnos (um de ataque e outro de defesa para as duas equipes) forma-se uma entrada (inning). O jogo termina, quando completas nove entradas. Caso ao final de todas essas nove entradas o jogo estiver empatado, são acrescentadas entradas extras, até que alguma equipe abra vantagem depois de completado um inning inteiro, sendo assim vitoriosa.
O primeiro turno de uma entrada é chamado de "Parte Alta", onde a equipe da casa defende, enquanto a equipe visitante ataca. O segundo turno é chamado de "Parte Baixa", onde os times trocam de posição como citado acima. Essa "determinação" de quem começa atacando ou defendendo, é pelo fato do time da casa ter a vantagem de atacar por último na 9ª entrada (última caso o empate não implicar), podendo vencer o jogo na última jogada (Walk-off).
Divisão do Campo
A divisão é bem simples, a parte mais interna, é denominada de "Infield", enquanto a mais externa, é chamada de "Outfield" como mostrado na figura acima.
Posições durante o jogo
Durante o turno de ataque, a equipe é representada apenas pelos rebatedores, que pode ser apenas 1, quando as bases estão vazias, até 4 no máximo, quando as bases estão cheias e um rebatedor está pronto para rebater. Já o time que está em seu turno de defesa, é representado por nove jogadores distribuídos no campo da seguinte forma:
Onde:
P = Pitcher ou arremessador - responsável por realizar os arremessos, buscando eliminação dos rebatedores.
C = Catcher ou receptor - responsável por receber as bolas arremessadas pelo pitcher.
1B = First Baseman ou 1ª Base - responsável pela defesa do lado direito do infield e realizar eliminações na 1ª base.
2B = Second Baseman ou 2ª Base - responsável por defender a parte central-direita do infield e realizar eliminações na 2ª base.
SS = Shortstop - responsável pela defesa da parte central-esquerda do infield e realizar eliminações na 2ª base.
3B = Third Baseman ou 3ª Base - responsável pela defesa da parte esquerda do infield e realizar eliminações na 3ª base.
RF = Right Fielder ou Jardineiro Direito - responsável por defender a parte direita do outfield.
CF = Center Fielder ou Jardineiro Central - responsável pela defesa da parte central do outfield.
LF = Left Fielder ou Jardineiro Esquerdo - responsável pela defesa da parte esquerda do outfield.
Arremessando
A partir do arremesso, que, como vimos, é feito pelo pitcher, podem ocorrer três situações:
*STRIKE
É o objetivo do pitcher, pois caso consiga três strikes, o rebatedor é eliminado (strikeout), existindo três formas de conseguí-lo:
1) Arremessar na zona de strike e o rebatedor não tentar a rebatida (called strike);
2) Arremessar a bola em qualquer área e o rebatedor fazer o swing (girar o corpo, com o intuito de acertar a bola), porém não acertá-la (swinging strike);
3) O rebatedor consegue a rebatida, porém a bola cai fora do campo (foul).
*BALL
Quando o pitcher arremessa a bola, mas não acerta a zona de strike e o rebatedor não faz o swing, o árbitro faz a chamada de "ball". A cada quatro balls contra um mesmo rebatedor, o pitcher cede um "walk", que consiste na passagem automática do rebatedor para a 1ª base, caso haja já um corredor nela, o mesmo vai para a 2ª e assim em diante.
*BOLA EM JOGO
Quando o rebatedor tem sucesso ao realizar o swing, rebatendo a bola para dentro do campo (fair), será considerada bola em jogo. A partir daí, ele pode chegar até certa base, anotar ou impulsionar corrida(s) ou também, ser eliminado.
Eliminações
O objetivo da equipe que estiver em seu turno de defesa, é eliminar très adversários para que haja a troca de turnos e a mesma começar a atacar. As eliminações podem ocorrer de cinco maneiras:
*STRIKEOUT
Quando o pitcher consegue três strikes em um mesmo rebatedor é considerado strikeout e o rebatedor é eliminado. Lembrando que o 3º strike não pode ser um "foul ball", a não ser que o rebatedor tenha tentado um "bunt". Caso for um "foul ball" e o rebatedor já tenha 2 strikes, não entra na contagem.
*FLYOUT
Quando o rebatedor consegue a rebatida, mas algum defensor consegue pegar a bola antes que ela toque no chão, o rebatedor está automaticamente eliminado.
*GROUNDOUT
Depois da rebatida, o defensor pega a bola depois de ter tocado no chão e a lança para a 1ª base, onde tenha outro defensor pisando nela e que agarre a bola antes do rebatedor pisar na base, o mesmo é eliminado.
*FORCEOUT
A ideia é a mesma que a do "GROUNDOUT" (defensor pisar na base com a bola antes do corredor), porém só pode ocorrer na 2ª, 3ª e 4ª (home plate) bases. Para que a eliminação aconteça. é necessário que a(s) base(s) anterior(es) estejam ocupadas
*TAGOUT
Quando um defensor está segurando a bola e toca no corredor que está fora da base, é eliminado, mas lembrando que a bola tem que estar na mão do defensor, heim!
Com o TAGOUT se pode criar inúmeras jogadas, geralmente é usada quando há o roubo de base que jájá falaremos sobre, mas também pode ser realizada no lugar do GROUNDOUT por exemplo, se o 1B pegar a bola e tocar no corredor antes que ele pise na base. Existem algumas jogadas bem interessantes que podem ser feitas com esse tipo de eliminação, por exemplo, o corredor vai tentar chegar em uma base e chega a tempo, fazendo um peixinho por exemplo, o defensor finge que joga a bola de volta para o pitcher mas na realidade não joga, e fica de olho, quando o corredor está se levantando, se não estiver prestando atenção e sair da base por um curto período de tempo, já é o suficiente para o defensor fazer o TAGOUT. Meio difícil entender lendo né? Em outro post eu mostro um vídeo com esse tipo de jogada!
[CLIQUE AQUI PARA PARTE 2]
Lembre que seu feedback é muito importante! Sinta-se a vontade para usar os comentários, a aba de contato ou mandar um e-mail para brbeisebol.contato@yahoo.com.br
Bons treinos!
0 comentários:
Postar um comentário