Regras Básicas do Beisebol [Parte 2]

Opa, tudo bem pessoal? Essa é a continuação das regras básicas do beisebol! Prontos?


Rebatendo
Nos turnos de ataque, os jogadores do time se tornam rebatedores/corredores, com o objetivo de conseguir uma rebatida boa, proporcionando assim, anotarem corridas. Basicamente existem dois tipos de rebatidas, o swing normal, que é o giro do rebatedor para acertar a bola como vimos na postagem anterior na parte de eliminações [Caso não tenha visto a postagem anterior, clique aqui!]. E também tem o bunt no qual o rebatedor "bloqueia/apara" a bola, geralmente é feito para impulsionar um companheiro que está em certa base para a próxima, na maioria das vezes, quem faz o bunt, é eliminado, considerando assim um "sacrifício", mesmo assim, entra na contagem de outs.
exemplo de bunt

Para que uma batida se torne válida, a bola tem que tocar em alguma parte considerada "dentro de campo" (fair). A partir do contato do bastão com a bola, o rebatedor torna-se corredor e seu principal objetivo é alcançar o maior número de bases possível sem ser eliminado e impulsionar seus companheiros (caso haja algum), sempre com o objetivo de anotar corridas.
Uma rebatida válida pode ser considerada:

*SIMPLES
Quando o rebatedor vai até a 1ª base com sua rebatida.

*DUPLA
Quando o rebatedor vai até a 2ª base com sua rebatida.

*TRIPLA
Quando o rebatedor vai até a 3ª base com sua rebatida

*INSIDE THE PARK HOME RUN
Quando o rebatedor vai até a 4ª base (home plate) com sua rebatida. ou seja, consegue anotar uma corrida, com a bola dentro do campo (raríssimo de acontecer)

*HOME RUN
Quando o rebatedor manda a bola ultrapassando os limites do campo, geralmente para as arquibancadas, em uma área considerada válida. Todos os corredores que estejam em bases e o próprio rebatedor anotam corrida. Lembrando que só é considerado se a bola cair em uma área considerada válida, caso a área seja inválida, é considerado foul que se torna 1 strike, como já vimos.

*GROUND RULE DOUBLE
Quando o jogador rebata a bola e ela toque no chão ou no muro e depois saia dos limites do campo, é considerado uma rebatida dupla automaticamente (GROUND RULE DOUBLE).


Avançando bases e anotando corridas
Como vocês já sabem, os corredores podem avançar de base quando eles estão em alguma, à salvo e o próximo rebatedor consegue uma rebatida válida, lembrando que não é permitido a permanência de dois corredores em uma mesma base. Também é importante ressaltar que, quando um jogador consegue uma rebatida simples, isso é, ir até a primeira base, ele pode pisar na base e sair para fora do campo. caso ele pise e continue for para dentro do campo, entende-se que ele pretende avançar, permitindo-se assim o TAG OUT. Caso o corredor deseje parar ou na 2ª ou na 3ª base, ele obrigatoriamente precisa pisar nela, como em qualquer outra, e permanecer pisando nela, senão ele pode ser eliminado também pelo TAG OUT. Já na 4ª base ou Home Plate, o jogador para anotar corrida, deve apenas pisar para anotar corrida, tendo que estar salvo, obviamente.
Enfim, fora por rebatidas válidas de companheiros, os corredores podem avançar para a(s) base(s) seguinte(s) por outras duas maneiras:

*ROUBANDO BASES
O corredor pode tentar roubar base(s) seguinte(s) no momento em que seu companheiro de equipe está enfrentando o pitcher. Para que o roubo aconteça, no momento em que o arremessador estiver fazendo o movimento para arremessar a bola, o corredor "ladrão" deve correr para a base seguinte o mais rápido possível para que chegue à salvo, tendo assim, seu roubo de base feito com sucesso. A defesa por sua vez, quando percebe o roubo, deve eliminá-lo a partir do TAG OUT, antes que ele chegue na base, ou então, não esteja pisando nela. Em geral, a eliminação depende de um arremesso rápido e preciso do receptor (catcher) para o defensor mais próximo da base que o "ladrão" quer roubar.

*A PARTIR DE ERROS
Caso o time que esteja defendendo cometa algum erro, os corredores podem aproveitá-los para correr e chegar a salvo nas bases seguintes. Então preste bem atenção quando estiver em alguma base!


Erros
Durante os turnos defensivos, podem ocorrer alguns erros que favorecem o ataque adversário, os mais comuns são:

*ERRANDO LANÇAMENTO (THROWING)
Quando um jogador de defesa arremessar a bola para algum companheiro seu, de tal forma que impossibilite-o  de apanhá-la, é considerado um erro.

*DEFESA PERDIDA (FIELDING)
Quando algum defensor não conseguir pegar uma bola quando sua defesa é considerada fácil. Caso o ataque anote uma corrida devido a um erro defensivo do adversário, o pitcher não será responsabilizado pela corrida.


Placar
Bom, estamos chegando no fim, e tenho certeza que a partir de agora, muitas pessoas devem ter ficado curiosas e querem assistir um jogo de beisebol, mas talvez não entendam algumas coisas que aparecem durante o jogo, talvez não saibam o que significa, mas com certeza quando souberem, vão assimilar com o que aprenderam!

Tomando como base a figura acima, vamos tentar compreender como funciona um placar:
  • Em VERMELHO estão os nomes das equipes, no caso, Stanford e Texas
  • Em AZUL os números representam as entradas (innings) e abaixo dela fica a quantidade de corridas anotadas por cada equipe em cada uma delas. Repare o "X" na 9ª entrada do Texas, isso significa que eles não precisaram atacar no último turno da última entrada, pois já tinham ganhado a partida, lembram da parte de como o mando de campo poderia ajudar o time da casa?
  • Em ROXO temos "R" que significa "runs", traduzindo, número de corridas anotadas, ou seja, quem tem mais corridas anotadas, ganha o jogo, neste caso, Texas ganhou.
  • Em VERDE temos "H" que significa "hits", traduzindo, rebatidas, conseguidas por cada equipe, neste caso, Stanford conseguiu 9 rebatidas, enquanto Texas conseguiu 13.
  • Em AMARELO temos "E", que significa "errors", traduzindo, erros. E sim! São aqueles erros ali de cima mesmo! E neste caso, tivemos um jogo sem erros de nenhum dos times


Então é isso pessoal, acharam complicado? Fácil com certeza não é! Espero muito que vocês tenham entendido e gostado. Lembrem-se que o seu feedback é muito importante para nós, afinal, devemos saber o que estamos fazendo de errado, qualquer crítica, sugestão. ideia, é só nos mandar pelos comentários, ou pela aba de contato ou então mande-nos um e-mail "brbeisebol.contato@yahoo.com.br"!
Obrigado e bons treinos!



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